Lorena Dayse

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Enfermeira intensivista , professora de enfermagem, trabalho ha alguns anos como professora, ministrante de cursos de extensão e como professora de preparatorios para concursos publicos.

sexta-feira, 2 de abril de 2010



Prova do Concurso de Piripiri 2009 Cargo: Enfermeiro

11. A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, reunida em Alma Ata em 1978, expressou a necessidade de ação de todos os governos e de todos que trabalham nos campos da saúde e do desenvolvimento, a fim de promover a saúde de todos os povos do mundo. Os Cuidados Primários de Saúde baseiam-se em:
(A) Liberação de recursos financeiros e acompanhamento da execução das ações preventivas de saúde.
(B) Prestação de contas, como pré-requisito para concessão de auxílio aos países pobres.
(C) Instruções das entidades internacionais e publicações científicas.
(D) Métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentados e socialmente aceitáveis, colocando-os ao alcance universal da sociedade, mediante sua plena participação.
(E) Ações referentes a projetos e obras financiadas com recursos da união e dos países no campo da medicina curativa.

12. O Sistema Único de Saúde (SUS), fruto do movimento social que desaguou no movimento Sanitário Brasileiro, decisivo na construção do arcabouço jurídico-legal, tem a saúde como direito de cidadania e dever do Estado, o qual é garantido por meio
(A) da Constituição Federal de 1988 e das diversas regulamentações pós-constituição.
(B) da Assembleia Nacional Constituinte e da Sociedade Civil Organizada.
(C) da Sociedade, da democracia participativa, bem como da gestão em saúde.
(D) da Emenda Constitucional nº 29, que garante os recursos mínimos à saúde.
(E) da Lei Orgânica da Saúde, da Previdência Social e das Normas Operacionais Básicas.

13. A saúde está presente em todos os momentos da vida, nos quais somos capazes de pensar, sentir e assumir nossos atos e decisões. É um estado de bem-estar físico, social e mental e não simplesmente a ausência de enfermidades, como diz a Organização Mundial de Saúde. Este conceito de saúde requer, no entanto
(A) ações exclusivamente individuais no campo da saúde e cultura.
(B) reflexões sobre o processo da saúde e da doença nos aspectos curativos.
(C) proposições de políticas públicas eficientes, baseadas em pesquisas fincadas na realidade, para combater as desigualdades sociais e econômicas.
(D) ações exclusivamente coletivas que requeiram tempo para sua efetividade.
(E) qualificações de profissionais em nível médio e superior, para atuarem criticamente na área da saúde.

14. As decisões da política de alocação de recursos e critérios de gastos na saúde devem ser transparentes e passíveis de controle pela população, além disso, devem possibilitar a revisão do acesso igualitário aos serviços de qualidade em todos os níveis do sistema. A essas ações dá-se o nome de Controle Social. A participação da sociedade é garantida por meio de:
(A) Planejamento estratégico e Comissões Intergestoras Bipartites.
(B) Conselhos de Desenvolvimento Social e Conferências de Saúde, respaldados pela Lei 8.142/90.
(C) Ministério Público Federal e Conselho de Saúde, respaldados pelas Leis 8.142/90 e 8.080/90, respectivamente.
(D) Ministério Público e Assembléia Legislativa.
(E) Conselhos e Conferências de Saúde, respaldados pela Lei 8.142/90.

15. Processo técnico e político de decisões compartilhadas e consensuadas sobre as ações necessárias ao desenvolvimento territorial que assegura o envolvimento efetivo das representações territoriais na apreensão da realidade e na definição de prioridades. O texto acima descrito é referente:
(A) ao Conceito de Território.
(B) ao Planejamento Participativo.
(C) à Atenção Básica de Saúde.
(D) à Programação Pactuada Integrada.
(E) à Promoção da Saúde.

16. Os Territórios de Desenvolvimento Sustentável do Piauí constituem unidades de planejamento da ação governamental, para a promoção e desenvolvimento do Estado, para a melhoria da qualidade de vida da população através da democratização das ações governamentais e da regionalização do orçamento. Como se apresenta a divisão dos Territórios de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí?
(A) 11 territórios e 28 aglomerados.
(B) 11 territórios e 26 aglomerados.
(C) 10 territórios e 28 aglomerados.
(D) 10 territórios e 26 aglomerados.
(E) 28 territórios e 10 aglomerados.

17. Um dos objetivos da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) é fortalecer os Conselheiros de Saúde como sujeitos sociais que participam da formulação e deliberação da política de saúde como representantes da sociedade civil organizada. Essa política tem como eixos estruturantes:
(A) Planejamento normativo; participação social; controle social; financiamento da participação e comunicação.
(B) Participação social; intersetorialidade; informação e comunicação em saúde; legislação do Sistema Único de Saúde (SUS); financiamento da participação e do controle social.
(C) Financiamento da participação e do controle social; informação e comunicação social; legislação do Sistema Único de Saúde (SUS); participação social e pacto de gestão.
(D) Intersetorialidade; comunicação; informação e informática; participação social; financiamento setorial e o planejamento setorial.
(E) Informação e comunicação em saúde; intersetorialidade; planejamento estratégico situacional; educação e intersetorialidade.

18. Atenção Básica se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, por meio da promoção de saúde, da prevenção de agravos e da recuperação da saúde. O financiamento da Atenção Básica é operacionalizado pelo
(A) Piso de Atenção Básica (PAB) fixo e indeterminado.
(B) Programa de financiamento suplementar do PAB fixo.
(C) Piso de Atenção Básica (PAB) suplementar e variável.
(D) Piso de Atenção Básica (PAB) fixo e o Piso de Atenção Básica (PAB) variável.
(E) Programa de financiamento supletivo do PAB variável e PAB fixo.

19. Mudanças significativas para a execução do Sistema Único de Saúde (SUS), como a substituição do processo de habilitação pela adesão solitária aos termos de compromisso de gestão, pela regionalização solidária e pelo processo de descentralização, apresentam impacto sobre a situação de saúde da população, assegurado no Pacto pela Saúde por meio do:
(A) Pacto pela vida.
(B) Pacto pela defesa do SUS.
(C) Pacto pela solidariedade do SUS.
(D) Pacto pela saúde do trabalhador.
(E) Pacto de gestão.

20. A extensão de cobertura, cada vez maior, alcançada pela estratégia Saúde da Família (eSF), transforma-a em um recurso fundamental para o desenvolvimento da atenção básica em todo país, sendo seu impacto, nos indicadores de saúde, visivelmente marcante. A eSF visa a:
(A) Servir de guia de orientação para as práticas curativas e reabilitadoras.
(B) Reorientar as práticas de saúde pelo estímulo a ações de promoção da saúde e prevenção de agravos, reconhecendo os territórios sociais onde se produzem as doenças.
(C) Contribuir para o controle ou erradicação das doenças infecto-contagiosas e imunopreviníveis.
(D) Qualificar o pronto-atendimento às necessidades de saúde da população em sua área de abrangência, através do processo de trabalho das equipes.
(E) Garantir a sustentabilidade ambiental com ênfase nos determinantes sociais da saúde.

Gabarito
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D A C E B A B D E B

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